sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Surgimento da Propaganda


"Propaganda" Do latim moderno, propaganda quer dizer "para ser espalhado". Em 1622, no início da Guerra dos Trinta anos, o Papa Gregório XV fundou o Congregatio Propaganda Fide ("Congregação para a Propagação da Fé"), um comitê de Cardeais para supervisionar a propagação do Cristianismo pelos missionários enviados para países não-cristãos. Originalmente o termo não era usado para se referir a informação enganosa. O sentido político atual data da Primeira Guerra Mundial e, originalmente, não era pejorativo. 



Propaganda no Mundo Mensagens comerciais e campanhas políticas foram encontradas em ruínas da antiga Arábia. Egípcios usavam papiros para criar mensagens de venda e cartazes, enquanto o conhecido volante (flyer) de hoje podia ser facilmente encontrado na antiga Grécia e Roma. Pinturas em muros ou rochas utilizadas como propagandas eram outras formas encontradas no tempo antigo e é utilizada até hoje em várias partes da Ásia, África e alguns países da América do Sul, incluindo o Brasil. A tradicional pintura nas paredes pode ser encontrada desde expressões artísticas em rochas feitas por populações indígenas que datam de 4.000 AC até pinturas desenvolvidas nos séculos 15 e 16 que auxiliavam a divulgação de volantes na época. No século 17 as propagandas começaram a aparecer em jornais semanais na Inglaterra. Esses anúncios eram utilizados para promover livros e jornais, que patrocinavam a imprensa, e medicamentos, que se tornaram muito procurados após algumas doenças terem devastado a Europa. No entanto, falsas propagandas, também conhecidas como quack (termo da época para designar uma pessoa que dizia ter profissionalmente habilidades, conhecimentos ou qualificações que não tinha), tornaram-se um problema, que culminou na regulamentação dos conteúdos publicados nas propagandas.



Na virada do século, haviam poucas escolhas de carreira para mulheres no mercado, no entanto a publicidade e propaganda foi uma das poucas a abrir esse mercado. Desde que as mulheres eram responsáveis pela maioria das compras feitas em casa, anunciantes e agências reconheceram o valor introspectivo que a mulher tinha durante os processos criativos, por curiosidade, a primeira propaganda norte-americana com apelo sexual foi criada por uma mulher, Helen Lansdowne Resor, para anunciar o Woodbury’s Facial Soap



Durante a guerra Durante a 1ª Guerra Mundial, as técnicas de propaganda foram cientificamente organizadas e aplicadas para influenciar a opinião pública a entrar na guerra ao lado da Inglaterra. Hitler interessava- se e admirava os modelos de propaganda utilizados pelos ingleses. Na guerra, o objectivo da propaganda é sempre provocar o ódio. “A propaganda consiste em forçar uma doutrina nos povos inteiros. A propaganda actua na sociedade, no ponto de vista de uma ideia e fá-las maduras para a vitória desta ideia.” – palavras de Hitler no seu livro Mein Kampf. Quando subiu ao poder em 1933, Hitler estabeleceu um ministério da propaganda dirigido por Joseph Goebbles. Em Berlim, Goebbles torna-se o editor do jornal “Der Angrif” (O Ataque), que publicava constantemente difamações anti- semitas. Os objectivos do ministério eram assegurar que a mensagem nazi fosse espalhada através da arte, música, teatro, filmes, livros, rádio, material educacional e imprensa. O ministro da propaganda, Goebbles, tinha duas tarefas principais: assegurar que ninguém na Alemanha lia ou via ideias contrárias ao partido Nazi e assegurar que as ideias Nazis fossem expostas da maneira mais persuasiva possível. 



Depois de muita história no nosso mundo, hoje a propaganda está mudando no mundo todo. Se antes TV, jornais e revistas eram o grande filão dos anunciantes, hoje existe uma grande fragmentação e até criação de novas mídias, assim como o público está cada vez mais segmentado.



As maiorias das empresas em nosso país estão aprendendo a lidar com esse novo cenário, mas precisa-se em alguns estados específicos em nosso país, como Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba, desenvolverem mais valores e consolidarem suas marcas através de mídias segmentadas, pois acentúa-se a queda de verbas nas mídias tradicionais nessas regiões.



Hoje, o celular, e a internet, claramente fazem parte da maioria dos programas de marketing. Devemos então, saber escolher nossas mídias e em que quantidade. 



Temos que utilizar a segmentação por faixa-etária, sexo, público alvo, tamanho de sua empresa, de que tipo de produto ou serviço está sendo oferecido e da sua área de atuação.



Acho importante também dizer que é imprescindível toda empresa, seja ela micro, pequena, média ou grande ter seu website, onde o mesmo por sua vez deve oferecer tanta funcionabilidade quanto possível.



Com tantas mídias novas surgindo no mercado, agora ficou mais fácil desenvolver ações inovadoras de marketing, pois existem novas e diferentes maneiras de alcançar seus objetivos gerando demanda para muitos produtos e serviços.



Mas as empresas precisam prestar atenção aos princípios básicos do marketing, que nunca mudam como também a velocidade de seus planos estratégicos de marketing, pois o seu sucesso depende muito da velocidade do ciclo de compra de seus clientes.

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