Fotolito é um filme transparente que serve como matriz para impressão de qualquer material gráfico (uma espécie de meio plástico), sendo que este deve ser confeccionado sempre em cor escura (preto), podendo ser feito à base de acetato, papel vegetal ou laser filme, dependendo da tecnologia da impressora laser utilizada.
O fotolito, aderido a chapa por vácuo, é exposto a luz por algum tempo. A luz possibilita que as imagens do fotolito sejam impressas na chapa – essa etapa chama-se gravação ou sensibilização. Nesta etapa, a luz “amolece” a emulsão na chapa. Tudo que foi exposto a luz, irá passar a atrair a umidade, enquanto a área que não foi exposta “endurece” e passa a atrair gordura (neste caso, a tinta). Em seguida, a chapa é lavada com químicos específicos que irão reagir com as áreas expostas à luz tanto quanto com as áreas não expostas, etapa que leva o nome de revelação.
Pra que serve?
Serve para fazer “telas” para silk-screen e também podem ser usadas na gravação de outros brindes como calendários ou um detalhe dourado em uma agenda de couro, por exemplo. Para tanto, é preciso que o desenho/ilustração/imagem tenha uma transparência, ou seja, que suas cores sejam separadas. Assim:
Esse processo de separação das cores (CMYK) é chamado de POLICROMIA. Cada cor mostrada na imagem possui uma porcentagem, que se misturadas, geram outras cores de diferentes tons.
Nenhum comentário:
Postar um comentário